sábado, 15 de agosto de 2009

COLLADO E S.ROSENDO

Dizem que S. Rosendo nasceu no Séx. VIII, no lugar de Cela, de Santo Tirso, pelo ano de 907.
Por isso, o ano passado, ao completar-se 1.100 anos do nascimento deste verdadeiro “símbolo de Galicia”, Esperanza Piñeiro de San Miguel e Andrés Gómez Blanco, encetaram uma “viagem pelos caminhos de S. Rosendo”, que expuseram à luz da curiosidade em edição ilustrada por José González Collado.
A Collado ficou a tarefa de ilustrar os caminhos percorridos, com a mestria do seu traço e o talento de conjugar as cores.
Se em toda a Espanha, José González Collado é figura grada do panorama das artes plásticas, com obra referenciada desde 1942 por frequentes exposições de seus trabalhos e murais em edifícios públicos, igrejas e museus de Espanha, em Portugal é quase um desconhecido, com parca intervenção, sendo certo que tem o seu esboço o monumento a Rosalia de Castro, da Praça da Galiza, que Barata Feio extraiu da dureza do granito rosa vindo das penedias galegas.
Por isso bem andou esta galeria em trazer ao Porto um dos maiores pintores galegos, pegando no fio condutor daquela viagem de S. Rosendo, timonada por Andrés Gómez Blanco e Esperanza Piñeiro, Doutorada em História de Arte e Catedrática de História, que apresenta o pinto e a sua obra.
Florbela Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário